MÍSTICA

 

   

A descoberta da Terra Prometida: o Ex­ploradorreconhece Deus na sua vida e aceita a Aliança que este lhe pro­põe, pondo-se a caminho tal como o Povo do Antigo Testamento.

 

Depois da descoberta do Criador atra­vés da obra criada – muito em especial da Humanidade, criada à imagem e se­melhança de Deus –, segue-se o acolhi­mento da relação de Deus com os Ho­mens. Esta relação tem em Deus a sua origem, e materializa-se no firmamento de uma aliança. A Aliança que Deus pro­põe aos homens é, num certo sentido, desigual, na medida em que, não obs­tante a eventual infidelidade do Homem, Deus não deixa de ser fiel à sua Aliança. Deus oferece à Humanidade a possibi­lidade de viver em paz e felicidade, com uma descendência incontável, na Terra Prometida. Essa é a grande promessa do Antigo Testamento.

 

Há um caminho a percorrer. Esse caminho tem obstácu­los, pode ser mesmo muito difícil, pode parecer intransponível mas, com a ajuda de Deus, é possível chegar à Terra onde «mana leite e mel» (Ex 3,8).

 

A Terra Prometida é uma imagem da vida em abundância prometida por Cris­to (Jo 10,10). O Explorador e o Moço têm – como não podia deixar de ser – Cristo Jesus como Modelo supremo e como Meta a alcançar.

 

Para um Explorador/Moço, a Terra Prometida personifica a realização de tudo aquilo que o faz feliz. À medida que for crescendo, irá perceber que tudo de­pende da relação pessoal com Cristo, o Salvador de todo o género humano.


O Explorador/Moço reconhece Deus na sua vida e aceita a Aliança que este lhe propõe, pondo-se a caminho tal como o Povo do Antigo Testamento. Deus oferece a garantia da Sua protecção paternal e aponta-lhe o caminho da Terra Prometida. No caminho, está Jesus Cristo, a figura com que o Explorador/Moço mais se identifica. Dada a sua tendência para preferir os heróis que se batem por causas nobres, Jesus, além de muitas outras coisas, é um excelente exemplo a seguir. Pode ser, sobretudo, fonte de inspiração: o Explorador quer ser como Cristo e descobrir a Terra Prometida que Ele vem no mundo inaugurar. Jesus é, assim, aquele que indica a ‘Terra Prometida’, o exemplo máximo que o Explorador pode aspirar a seguir.