Projecto Pessoal de Vida (PPV)

Mas afinal o que é isto do PPV?

Para começar, é um convite a parar e a fazer uma análise cuidada de tudo aquilo que constitui a tua vida: a família, os amigos, a escola, o emprego, Deus, o namoro, a tua relação contigo e com os outros… enfim: tudo!
 
Depois desta análise, pega numa caneta e no teu Diário de Percurso ou numa folha de papel e ensaia traçar objectivos para a tua vida… podes traçar pequenas metas, projectos a longo prazo e grandes sonhos… As coisas grandes vão-se operando nas pequenas, por isso, se conseguires ir cumprindo as pequenas metas a que te propuseste, estarás cada vez mais perto do grande sonho.

O PPV é sobretudo uma ferramenta, para te ajudar a definir o teu caminho para a Felicidade – numa aproximação diária ao ideal do Homem- Novo!
 
Como funciona na prática?
Quando escreveres o teu PPV deves ter em conta que ele será constituído por duas partes:
  • Uma parte aberta, onde deverão estar bem visíveis os objectivos educativos a que te propões, assim como as acções concretas que vais realizar para os cumprires. Esta parte será partilhada com o Chefe de Clã e o restante Clã, uma vez que poderão existir objectivos comuns com outros caminheiros, na mesma fase de caminhada – tornando-nos a todos simultaneamente ‘actores’ e ‘observadores’ – e assim mais responsáveis uns pelos outros dentro do Clã; o conjunto de todos os PPV’s dos caminheiros servirá de base à Carta de Clã, precisamente por enquadrar uma vivência posta em comum;
  • Uma parte fechada, onde estarão os teus objectivos mais íntimos. Esta parte não estará visível a todos, mas deves partilhá-la, preferencialmente com o Chefe de Clã ou com outro adulto da tua confiança, que te consiga ir acompanhando e orientando, servindo-te como ‘fiel de balança’ relativamente aos objectivos a que te propões.
 
Ambas as partes do teu PPV devem ser revistas com alguma frequência, para ires tomando consciência do teu crescimento – pelo menos uma vez em cada Caminhada ou sempre que achares necessário.